sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Gatos e a alimentação

Logo

FigTopCabCat0
 

Como conhecer e aprender a cuidar
ainda melhor do nosso gato !..

FigBSep1 
 


    (Todos os gatos são belos)

FigBSep1



            Alimentação do Gato 


         Na sua vida natural os gatos selvagens, alimentam-se normalmente e básicamente de suas caças, principalmente as aves e os peixes.

         Não raras vezes incluem outros alimentos como alguns insetos e ou raízes na sua alimentação.

         Com a evolução natural e o passar do tempo muito se desenvolveu a criação de felinos, aprimoram-se as raças(ver vídeo abaixo sobre raças) e variedades chegando aos belos espécimes de gatos domésticos hoje existentes.

         No entanto, pode-se dizer que não foram muitas às alterações quanto aos antigos hábitos alimentares.

         A alimentaçao é um tema muito importante, sujeito a algumas controvérsias e afeta muito e diretamente a saúde do felino principalmente com o passar do tempo.

         Toda a atenção deve ser dada na questão dos alimentos, sabendo que o conhecimento das informações é sempre útil para todos os casos, no entanto, deve-se ainda lembrar e considerar que os filhotes, a gata e os adultos têm necessidades alimentares diferenciadas.

         Os filhotes caracterizam-se por apresentar uma intensa atividade motora que os leva a uma queima de calorias proporcionalmente bem maior do que em outras faixas etárias, portanto devem receber uma dieta com maior poder energético, mais específica e concentrada.

         As gatas em estado de gravidez ou amamentação também gastam e precisam de muita energia e logo, exigem atenção, dieta enriquecida e especial se comparada aos demais gatos adultos normais e saudáveis.

         Na questão alimentar dos felinos, um grande divisor de águas refere-se aos alimentos preparados pelo criador e aqueles já oferecidos prontos e industrializados.

         Ambos, caseiros ou industrializados, mostram-se com vantagens e desvantagens e mais ou menos adequados em cada caso particular.

         As preparações caseiras, corretas e saudáveis (não os restos das refeições!) exigem uma maior dedicação e tempo do criador, bem como criatividade e conhecimentos mais aprofundados sobre alimentação e nutrição, visando atender ao gato, em todas as suas fases, oferecendo sempre uma dieta boa, variada e equilibrada.

         A necessidade de bons e amplos conhecimentos básicos, o tempo gasto e os custos são algumas das desvantagens desse tipo de dieta.

         Entretanto, por outro lado, todos os custos (tempo, despesas etc.) são frequentemente bem recompensados, em função do resultado final que se obtém nos aspectos referentes à saúde e ao bem estar do gato.

         Adicionalmente o empenho e a dedicação do criador aparecem, cresce e fica demonstrado, pelo reforço natural da ligação afetiva com o animal, levando a maiores satisfações, entendimentos e reconhecimentos recíprocos.

         Os alimentos industriais, úmidos ou secos, de boa marca e procedência, hoje são elaborados com muito rigor e qualidade e até mesmo obedecendo aos padrões exigidos para a alimentação humana.

         As rações prontas e industrializadas também fornecem todos ou a maioria dos elementos indispensáveis a um crescimento saudável e no conjunto apresentam um custo menor que as dietas caseiras bem feitas e regulares

         Muito do tema ainda pode ser dito, possivelmete será abordado em outros artigos, como a importância fundamental da hidratação, o uso orientado de complementos nutricionais (vitaminas, sais minerais, etc..).



         Uma observação atenta e cuidadosa, a busca de informações, a troca de idéias, a consulta aos especialistas, veterinários, criadores profissionais, gatis etc... referente à alimentação, será sempre de muita valia, evitará diversos problemas e irá colaborar de forma eficaz para que se tenha um animal saudável e feliz.

    Fonte: Os Gatos - Cuidados Gerais


Videos: Os Gatos ....
         Os cuidados gerais e em especial os preventivos são fundamentais para a saúde.

Ou clique no link abaixo para vídeo resumo.
   
https://youtu.be/Vz3zJopoi88     

Fonte: Os gatos....

Logo

FigTop0

Mais informações, índices, etc..
visite também os sites a seguir:





FigTop0


 Site da Amazon =>




Logo          
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário